Vinhos

sábado, 14 de janeiro de 2017
Os vinhos raros e as velharias Os vinhos raros e as velharias Para o apreciador de vinhos, tratar da sua própria adega parece a coisa mais fácil deste mundo. No fundo, basta comprar garrafas, armazená-las melhor ou pior, consoante as condições existentes, e bebê-las sempre que a ocasião for propícia. Dito assim, de fato, parece fácil. Mas provavelmente não existe um único apreciador que se possa gabar de possuir uma adega perfeitamente gerida, com um conjunto equilibrado e diversificado de vinhos, e em quantidade adequada à frequência do seu consumo.
sábado, 31 de dezembro de 2016
Beber espumante na virada; tradição que garante um Feliz Ano Novo!!! Beber espumante na virada; tradição que garante um Feliz Ano Novo!!! Tudo na bebida evoca comemoração e felicidade, traços característicos da chegada do novo ano. O próprio ato de estourar uma garrafa de espumante é uma celebração por si só, e o brinde com os amigos e familiares fortifica o sentimento de união e amor entre os próximos. Há quem diga que o vinho espumante esbanja vida na taça, e por isso é um costume tão especial e adorado quando termina a aguardada contagem regressiva e o relógio bate 00h.
terça-feira, 29 de novembro de 2016
No Réveillon; Champagne! No Réveillon; Champagne! Está chegando o Réveillon, data especialíssima para se degustar um bom espumante. Boa oportunidade para algumas dicas. Entre elas, a "Sabrage”. Esta prática consiste na utilização de um sabre para remover o pescoço da garrafa. A técnica é deixar o champanhe descansar e arrefecer durante 24 horas. Depois, segurando a garrafa a 40 centímetros do seu peito aponte uma espada ao pescoço (da garrafa, claro!). Finalmente, aplique um golpe firme e rápido e passe a servir o precioso líquido. Aqui, algumas dicas para degustar as encantadoras borbulhas e sugestão de espumantes e Champagnes com excelente custo/benefício, ou preço/qualidade como querem os enófilos.
terça-feira, 15 de novembro de 2016
Vinho; como servir melhor! Vinho; como servir melhor! O vinho é uma dádiva da natureza e traduz o esforço de um ano de trabalho do agricultor, no cultivo do vinhedo, e dos enólogos na cantina. Até em respeito a quem o produz, deve ser servido corretamente, sem contar que o serviço adequado só aumenta o prazer de quem degusta. A temperatura certa ajuda o vinho a se apresentar com todas as suas características. Servir a bebida na temperatura desaconselhada pode matá-la, tirar toda sua graça.
domingo, 2 de outubro de 2016
O gosto amargo no vinho O gosto amargo no vinho O sabor amargo, um dos quatro sabores elementares, ao lado do doce, do ácido e do salgado, é, em primeiro lugar, bastante desagradável. Tentamos sempre disfarçar este gosto com um pouco de açúcar. No entanto, este intruso contribui para o equilíbrio gustativo dos nossos alimentos e bebidas. O amargo está presente em numerosas frutas e verduras: nas alcachofras, na chicória e, em maior medida, no café, nas nozes verdes e nas maçãs ácidas, por vezes adstringentes que se tornam intragáveis.
quarta-feira, 29 de junho de 2016
Nove dicas indispensáveis para apreciar melhor o seu vinho Nove dicas indispensáveis para apreciar melhor o seu vinho Enquanto os nossos vizinhos argentinos consomem 38 litros/ano por pessoa, nós brasileiros não ultrapassamos a 02 litros. A questão é cultural. Entretanto, aos poucos, o brasileiro está descobrindo as vantagens da bebida de Baco. Em todas as capitais do país já existem excelentes casas de vinho e já está iniciado o processo de interiorização.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ... 18


Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.