Vinhos

domingo, 10 de abril de 2011
O charme do Rosé O charme do Rosé O principal requisito para se produzir um bom rosé, passa pela qualidade da uva tinta e pela região. Apenas algumas regiões vinícolas do mundo têm longa tradição na elaboração deste tipo de vinho. Fator preponderante também é o método de elaboração empregado. Os melhores rosés, considerados os "rosés legítimos", são feitos com uvas tintas colocadas para fermentar com as cascas. Nelas estão os pigmentos que dão a cor mais ou menos intensa.
segunda-feira, 28 de março de 2011
AFROS WINE; A HISTÓRIA AFROS WINE; A HISTÓRIA Temos hoje o privilégio de trabalhar num eco-sistema variado e de vegetação luxuriante, onde além de vinhas existem florestas de acácias, carvalhos, pinheiros, eucaliptos e árvores centenárias e monumentais, cujas cercanias são ainda habitadas por animais selvagens como javalis, raposas e águias. Onde cuidamos dos solos e das vinhas recorrendo a métodos naturais, como extractos de plantas e preparações homeopáticas. Onde a presença de cavalos de montanha, ovelhas e abelhas são parte da filosofia
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Provando o vinho branco Provando o vinho branco A prova do vinho branco analisa-se seguindo dois eixos: a acidez e a sensação de doçura proporcionada pelo álcool ou pelo açúcar residual. A acidez traz frescura e faz com que o vinho sacie a sede. O gás carbônico presente no vinho reforça esta sensação, por vezes com um pico na língua quando o vinho tem agulha. Diz-se então que é um vinho vivo, nervoso ou fresco. Mas também não deve haver muita acidez, pois poderia tornar-se verde, duro, mordente ou inclusive áspero ou rígido.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Guardar em porta joias Guardar em porta joias Quando os tempos correm adversos há sempre a tentação de nos aproximarmos um pouco mais do abismo (financeiro...) e acabar por consumir, sem pensar muito, alguns produtos considerados de luxo. Frases como "é melhor não esperar mais" ou "sabe-se lá o que aí vem" levam-nos a não adiar consumos que até agora nos exigiam alguma contenção. Em tempo de dificuldades, prove vinhos gloriosos para ganhar ânimo.
domingo, 28 de novembro de 2010
A Consagração do Afros A Consagração do Afros No recente evento Vinhos e Sabores, em Lisboa, Luís Lopes ,diretor da Revista de Vinhos organizou uma prova especial de "vinhos com carácter". Quatro brancos e oito tintos portugueses que fazem a diferença pela originalidade. Para finalizar o evento, serviu aqueles considerados de “maior caráter”: O Afros Vinhão 2009 e o consagrado Dirk Niepoort. Já Rui Falcão no seu Guia de Vinhos 2011 consagra o Afros Vinhão com o texto que reproduzimos na integra. “Um Vinhão…”
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Primeira D.O. brasileira Primeira D.O. brasileira Aprovale protocola pedido de registro de Denominação de Origem junto ao INPI e se prepara para apresentar vinhos da Safra 2010 com selo ainda em novembro, sendo a primeira D.O. brasileira.O pedido de registro da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.) foi protocolado na tarde de segunda-feira (16) no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no Rio de Janeiro. A promessa do instituto é de que até o final de outubro seja confirmada a Denominação de Origem do Vale.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ... 18


Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.