Mundo

segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Obama após o desastre Obama após o desastre O resultado das eleições norte-americanas em 2 de novembro não surpreendeu. Um tsunami de descontentamento, alavancado pelo movimento de direita Tea Party, varreu a maioria do Partido Democrata na Câmara de Representantes e erodiu muito do terreno da agremiação no Senado. Foi um resultado histórico. As sondagens iniciais indicavam que o Partido Republicano iria tomar cerca de cinquenta cadeiras na Câmara e conquistar maioria naquela casa.
sábado, 30 de outubro de 2010
A vergonha dos EUA A vergonha dos EUA Só nós poderíamos fingir que não sabíamos. Somente nós, no Ocidente, poderíamos rechaçar cada acusação, cada afirmação contra os norte-americanos ou britânicos, colocando algum digno general – vêm à mente o pavoroso porta-voz militar dos EUA, Mark Kimmitt, e o terrível chefe do Estado Maior, Peter Pace – a nos cercar de mentiras.
domingo, 26 de setembro de 2010
Águia pousará no México?? Águia pousará no México?? A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, afirmou em 10 de setembro que algo equivalente ao “Plano Colômbia” tornou-se necessário no México e América Central, para enfrentar a “insurgência” dos cartéis da droga. Seu comentário despertou imediatamente a ira do governo mexicano e provocou temores de uma intervenção militar norte-americana.
sábado, 4 de setembro de 2010
A ATITUDE CRUEL DA EUROPA A ATITUDE CRUEL DA EUROPA Embora bizarro, o episódio repetiu-se pelo menos quinze vezes, nos últimos três anos – em diversas ocasiões, com destruição física dos medicamentos. Além da AIDS, impediu o uso de drogas contra tuberculose e malária; antibióticos, anti-hipertensivos e redutores do colesterol. Inaugurado na Holanda, o procedimento foi repetido em portos e aeroportos na França e Alemanha, afetando diversos países da América Latina, entre eles, o Brasil.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
 O APENTÁGONO ESCONDE... O APENTÁGONO ESCONDE... Uma batalha decisiva para o futuro da liberdade de expressão pode estar sendo travada neste instante. Seu desfecho vai se dar nas próximas semanas. Depois de ter publicado 76 mil relatos secretos sobre a guerra dos EUA contra o Afeganistão, o site global Wikileaks (“furos colaborativos”, em tradução livre) prepara-se para divulgar mais 15 mil.
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Trapalhões vão à guerra Trapalhões vão à guerra No primeiro texto do The Guardian sobre o Afeganistão, a surpresa: relatos do Wikileaks revelam uma guerra totalmente desconhecida do público, até agora. A névoa da guerra é excepcionalmente densa no Afeganistão. No momento em que se dissipa como agora, com a publicação, pelo Guardian, de excertos de relatos secretos de militares dos EUA, revela-se paisagem muito diferente daquela a que nos habituamos.
1 2 3 4 5 6 7


Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.