Mundo

domingo, 12 de junho de 2011
O VALENTÃO MAIS PERIGOSO O VALENTÃO MAIS PERIGOSO O presidente dos Estados Unidos é considerado o indivíduo mais poderoso no mundo moderno. O que Barack Obama está aprendendo, para seu desapontamento, é que ele tem enorme poder para fazer o mal – mas quase nenhum, para fazer o bem. Imagino que ele perceba isso, e não saiba como o que fazer a respeito. O fato é que ele pode muito pouco.Examinemos sua principal preocupação específica, no momento – a primaver árabe.
sábado, 7 de maio de 2011
OSAMA É MORTO.VIVA OBAMA! OSAMA É MORTO.VIVA OBAMA! O autocontrole e o sangue frio necessários para ordenar a operação, o dia, a hora, o tempo, o método, continuando a praticar os atos quotidianos de um presidente acossado pelos inimigos e as trivialidades, são características de um chefe militar. E de um grande político. Obama é um cool customer, e com esta vitória arrumou de vez com Palins e Trumps. O que é que a América valoriza mais do que a economia? O orgulho americano e a segurança nacional. Osama capturado e morto é um capítulo encerrado.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Havana Renasce Havana Renasce Havana está renascendo. Não se pode assegurar que da melhor forma, mas o renascer é evidente. Assim que foram oficializadas as primeiras medidas de “atualização do modelo econômico cubano” (ele tomará formas e projeções definitivas no congresso do Partido Comunista, em meados de abril), os efeitos da nova política começaram a alterar, de maneira acelerada, a fisionomia física de uma cidade que, nos últimos cinquenta anos, parecia ter parado no tempo (e até retrocedido, com a deterioração)
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
UM DITADOR DESMASCARADO UM DITADOR DESMASCARADO Vendaval árabe abala Muamar Gaddafi, o coronel que foi aliado do “socialismo real”, estimulou atentados e terminou nos braços de Bush, Blair e Silvio Berlusconi.O país está quase isolado do mundo: a ditadura controla rádio, TV e jornais; cortou internet, celulares e telefones fixos. Raras notícias e imagens furam o muro de silêncio. São dramáticas. A aviação disparou contra a população rebelde. Há pelo menos 300 mortos, num país cuja população equivale à da cidade do Rio de Janeiro...
domingo, 12 de dezembro de 2010
A revolução do Wikileaks A revolução do Wikileaks A diplomacia sempre incluiu jantares com as elites dominantes, acertos de bastidores e encontros clandestinos. Agora, na era digital, os relatos de todas estas festas e diálogos aristocráticos podem ser reunidos numa enorme base de dados. Uma vez recolhidos em formato digital, é muito fácil compartilhá-los. Na verdade, é para isso que a base de dados Siprnet, de onde os segredos diplomáticos norte- americanos são vazados, foi criada.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
A Europa em marcha-a-ré A Europa em marcha-a-ré Quebra da Irlanda confirma: “resposta” europeia à crise é a pior possível. Mas retrocesso continua, porque faltam alternativas e há um ganhador oculto: a poderosa máquina de exportação da Alemanha. Depois de semanas de relutância, o governo irlandês jogou a toalha domingo e pediu socorro à União Europeia e ao FMI. Receberá, nos próximos meses, um empréstimo que poderá chegar a 100 bilhões de euros. Não será destinado um centavo para a economia ou à sociedade. Tudo irá para o bolso dos credores
1 2 3 4 5 6 7


Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.