Meio século de bons serviços

terça-feira, 30 de maio de 2017

O envolvimento da família Bastos com o ramo de comercialização de produtos e serviços já ultrapassa meio século. Nos idos de 1928, o comerciante sergipano Luís Nascimento e sua mulher Acidália, construíram em Euclides da Cunha, o provável melhor hotel da região, o Lua Hotel, posteriormente administrado pela filha Lucy e o genro Zeca Dantas, fazendeiro e comerciante, este, tio de Nelson Dantas Bastos, pai de Rubens Ribeiro Bastos e avô de Marcos Vinicius da Costa Bastos e Fábio da Costa Bastos.

Meio século de bons serviços

 

Os dois principais personagens dessa história na atualidade são Marcos e Fábio que também são netos de Custodio Sabino da Costa, tradicional comerciante de secos e molhados na região. O primeiro é um bem-sucedido profissional liberal e gerente dos negócios da família. O segundo, sócio cotista e destacado funcionário público do Estado da Bahia. Entre os empreendimentos do grupo, está o Hotel Bastos, principal foco desta matéria.


Nelson Bastos, (na foto com a mulher Maria Elisa e o filho Zezé Bastos) o avô paterno da dupla, foi um dos primeiros caminhoneiros da região, ainda no tempo em que estes eram o único vínculo com a civilização. Ao abandonar as cargas e estradas, Nelson instalou aquela que seria na época a melhor oficina Mecânica da cidade -Oficina Taurus- que funcionava no local onde hoje está instalado o Hotel Mirante, fundado e administrado pelo filho Rubem com a filha Fabíola Bastos, que agora se une aos filhos Marcos e Fábio, somando as acomodações do seu hotel que passará se chamar “Hotel Mirante Bastos” com o Hotel Bastos. Juntos, eles oferecerão com o mesmo padrão, noventa apartamentos com opção de TV tela plana 21 polegadas, frigobar, Internet sem fio, ar condicionado split, cama box de alta qualidade, Interfone e room service 24 horas, algo inédito nesse pedaço de Brasil.

Anexo ao hotel, um moderno posto de combustíveis com serviço de troca de lubrificantes, calibragem de pneus e uma loja de conveniência de fazer inveja às de grandes centros, com variedade de produtos além do bar, com dezenas de rótulos, cafeteria e um agradável bistrô.

A localização Privilegiada situa o hotel às margens da BR 116 no acesso às áreas nobres da cidade, ao lado da Estação Rodoviária, da Prefeitura Municipal e, para quem vem aproveitar os pacotes de São João, a menos de 100 metros do Forródromo onde é realizado o “Arraiá do Cumbe”. Bancos, restaurantes, farmácias e o comércio em geral estão a cerca de 300m, do Hotel Bastos e a cerca de 100m do Hotel Mirante Bastos (à direita).


O Lua Hotel (foto de 1950), hoje dirigido pelo neto do fundador, Tonheco Dantas, também um excelente local de hospedagem, os serviços de caminhoneiro e posteriormente de dono de oficina de Nelson Bastos, o armazém de secos e molhados de Custódio, a atividade política de sua filha, a ex-vereadora Zefinha, mãe de Marcos e Fábio Bastos, formaram o caldeirão que gerou cidadãos vocacionados para o comércio e a prestação de serviços. O Hotel Bastos, entre outras coisas mudou o skyline da cidade de Euclides da Cunha.


Autor: Celso Mathias
Publicação vista 321 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
NY; eu estive aqui
NY; eu estive aqui
Punta; eu estive aqui
Punta; eu estive aqui
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.