F-Pace R Sport; o SUV da Jaguar

terça-feira, 30 de maio de 2017

Quem não muda de direção, termina no mesmo lugar de onde parte e bem se pode dizer que a Jaguar em boa hora apostou em mudar, voltando as suas atenções para um segmento em que ninguém quer ficar de fora. Quem abre a porta daquele que é o SUV de estreia da Jaguar cedo percebe a razão por estarem este tipo de veículos na moda, já que tudo está pensado na comodidade e segurança de quem viaja no seu interior, onde espaço não falta para os seus cinco ocupantes que se digam viajam verdadeiramente nas nuvens.

F-Pace R Sport; o SUV da Jaguar

Todo o interior é uma mistura perfeita de materiais e acabamentos de qualidade superior, pormenores requintados, luxos como os bancos traseiros aquecidos com ajuste elétrico do encosto, e tecnologias de ponta, incluindo o sistema de infoentretenimento InControl Touch Pro e o painel de instrumentos com tela virtual HD de 12,3″, totalmente digital, com uma boa leitura com um conjunto alargado de funções de e fácil de comandar e onde a iluminação ambiente, especialmente com a opção de dez cores, reforça a sensação de luxo deste F-Pace.

Para o condutor a posição de condução permite ver a estrada com autoridade e confiança, em cômodos bancos que contam com regulação em 14 posições.

Espaço é coisa que não falta neste SUV da Jaguar, sobretudo para quem tem uma família numerosa e as viagens diárias são uma constante com os mais novos que desfrutam de um espaço muito generoso nos bancos traseiros. Para além disso o porta malas é ampla com 650 litros de volume, que podem chegar aos 1 750 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.

Para que conste o F-Pace possui 13 porta objetos, cinco tomadas de 12v e quatro portas USB, para que todos os seus ocupantes usufruam do seu interior. Mas quem olha de fora percebe a razão porque o F- Pace não passa despercebido. A ousada grelha frontal vertical, reforça o potencial todo-o-terreno e contribui para sua eficiência aerodinâmica.

Os faróis esguios, disponíveis com tecnologia full-LED adaptativa, possuem luzes diurnas e os elegantes faróis de nevoeiro em LED foram desenvolvidos de forma a permitir visual superior.

A carroçaria utiliza a mesma plataforma modular que surge nos mais recentes modelos da marca e, tal como eles, aposta numa estrutura ligeira onde 80 por cento do metal é alumínio, o que permite reduzir o peso e aumentar a rigidez estrutural e os seus 4,7 metros de comprimento e 1,6m de altura não intimidam nas ruas estreitas já que a direção se mostra bem calibrada.

A condução deste SUV é verdadeiramente espetacular e a caixa de velocidades automática de oito velocidades ZF, mostra-se bastante suave, apesar de algo elástica quando temos de reacelerar. O comando da caixa é o habitual cilindro rotativo da Jaguar que se ergue na consola.

Atrás do comando temos dois botões para selecionar os quatro modos de condução: Dynamic/normal/Eco /Ice-stones, que permitem alterar a assistência da direção, amortecimento, acelerador e caixa. Para além destes modos, existe ainda o modo Sport, que com as patilhas no volante, nos revela o lado mais esportivo deste SUV.

Apesar de ter testado todos os modos de condução, o Dynamic e o Sport talvez sejam os que melhor aproveitam a mecânica do F-Pace proporcionando uma condução mais viva.

Já o modo eco, torna o F-Pace mais ‘pastelão’ sendo verdadeiramente indicado para o ritmo mais lento da cidade

O motor diesel Ingenium Euro 6, mostra-se ágil e eficiente. Concebido e fabricado pela Jaguar, o motor de 2 litros totalmente em alumínio gera 180 CV/430 Nm e desenvolve um binário elevado a partir de regimes de rotação baixos, o que garante uma forte aceleração sempre que solicitado. Apesar de tudo para a esta versão R-Sport gostaríamos de poder contar com mais alguns CV neste motor de 2 litros.

O F-Pace R Sport, está dotado do sistema AWD que é comum aos XE e XF AWD. A distribuição da tração pelos eixos privilegia as rodas traseiras, só passando para as dianteiras em casos de perda de tração. Para além disso o Adaptative Terrain Response permite adaptar o sistema às condições do piso e o All Surface Progress Control associa o controlo de tração e o cruise control para permitir que os menos experientes consigam progredir em condições adversas fora de estrada.

É bem verdade que este não é certamente um SUV para todo o terreno, mas nas estradas mais degradadas de alguns concelhos vizinhos da capital logo percebemos que não existe buraco que coloque em causa o conforto no seu interior, com os pneus montados em jantes de 19’ a passarem bem pelos maus pisos e nas curvas mais apertadas, não nos apercebemos de qualquer inclinação e a subviragem está sempre controlada.

Em autoestrada a estabilidade do F-Pace é verdadeiramente impressionante mostrando a razão porque estamos perante um dos melhores SUV do segmento.


Autor: P. Mendes
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