Clarendelle tinto; inspiração do Haute-Brion

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Em 1935 o americano, filho de uma francesa, Clarence Dillon comprou o Chateau Haut-Brion, um Premier Grand Cru Classé que apesar de manter a reputação do vinho intocada, passava por dificuldades financeiras. Sua paixão pelos vinhos e pela França fizeram com que o Chateau Haut-Brion, continuasse sua trajetória impecável em meios aos Grands Crus da França sendo até hoje um dos mais renomados vinhos do mundo.

Clarendelle tinto; inspiração do Haute-Brion


Clarence faleceu em 1979, mas o chateau se manteve nas mãos da família que perpetuou a tradição. Em 2005 foi criada a linha Clarendelle, um trocadilho e homenagem ao patriarca Clarence. Esta linha consiste de bordeaux premium feitos a partir de um corte de varietais da região vindos de Haut-Médoc, Saint-Emilion e Pessac Léognan , algumas das subregiões mais valorizadas de bordeaux. Sua elaboração teve o auxílio do mesmo time de enólogos responsável pelo Chateau Haut Brion. O tinto é um bordeaux expressivo que combina potência com elegância e complexidade. Um preciosidade que só poderia ser feita pelos mesmos respoonsáveis por um dos mais renomados Grands Crus da França.










Notas de Degustação e Harmonização:

Um vinho muito elegante e de personalidade, com bela cor rubi e reflexos granadas ele se abre na taça exalando frutas negras maduras e compotadas acompanhadas de toques de madeira, chocolate e baunilha. Belíssimo vinho de corpo médio e grande complexidade. Ótimo para acompanhar um bom jarret de cordeiro com purê de batatas.

DETALHES

Composição:
79% Merlot, 16% Cabernet Sauvignon e 5% Cabernet Franc

Safra:
2009

Teor Alcoólico:
13,5% 

Envelhecimento:
Em barricas de carvalho francês

Guarda: 
Até 2019

Pontuação: 
A safra 2010 recebeu 90 pontos Robert Parker, a safra 2009 não foi avaliada pois a primeira enviada pela vinícola a Parker foi a 2010, mas esperasse qualidade até melhor para a 2009, uma vez que este ano é considerado um ano de safra excepcional para a França. 

 


Autor: Byagn/Agpress
Publicação vista 611 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
Entenda o vinho do porto
Entenda o vinho do porto
Sauvignon Blanc; a uva que amo
Sauvignon Blanc; a uva que amo
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.