Redescobrindo Lyon

terça-feira, 20 de março de 2012

Na região Rhône-Alpes, de que Lyon é a capital, o que não falta são motivos para se estar lá. Entre outras, aqui, cinco boas razões para preparar as malas agora. Principalmente porque, os próximos meses vão ser bem animados. Primeiro destino urbano da região, classificado Património Mundial da UNESCO, Lyon mantêm o traço original dos seus 2000 anos de história: dos vestígios galo romanos, às paredes de pedra pintadas.

Redescobrindo Lyon

1 - CULTURA e PATRIMÓNIO

Mas, na região, há outras atrações em Chambéry, Grenoble, Saint-Etienne e Vienne, sem esquecer Annecy, uma autêntica joia localizada à beira do Lago mais puro da Europa.

Além do património, respira-se cultura. Lyon ferve de atividades e eventos com sua conceituada opera, as Bienais, as Noites de Fourvière (teatre, dansa, musica e filmes) e o grande evento da Festa das Luzes. No dia 08 de Dezembro os habitantes instalam lanternas às janelas e a cidade ilumina-se durante quatro dias.

Mas fora da capital, a vida não para: Jazz em Vienne, Festival de Animação em Annecy, Musilac em Aix-les-Bains ou ainda a Bienal de Design em Saint-Étienne. Não esqueça ainda os concertos clássicos no teatro romano de Vienne.

2 - GASTROMONIA E VINHOS

Podia chamar-se constelação. Sessenta e seis chefes premiados com estrelas Michelin, incluindo Paul Bocuse, Georges Blanc, Michel Troisgros e Anne-Sophie Pic, fazem da região Rhône-Alpes a Merca da gastronomia francesa.

Nos mercados as típicas iguarias regionais são uma verdadeira tentação: frango de Bresse, castanhas da Ardèche, queijos alpinos de carácter (Reblochon, Tomme, Beaufort) e legumes frescos dos hortos do Val do Rhône, uma diversidade de produtos devidamente protegidos com AOC (Apelação de Origem Controlada).

Bons produtos, para acompanhar com melhores vinhos. A região Rhône Alpes é o berço dos "Grands Crus" do "Beaujolais" e das "Côtes du Rhône" assim como os vinhos de "Savoie", do "Bugey", da "Côte Roannaise" e dos "Coteaux du Lyonnais". Na primavera 2010 abriu a Rota dos Vinhos de Beaujolais que permite visitas e provas de degustação em várias adegas. Um graqnde acontecimento tem lugar na 3ª Quinta-Feira de Novembro: Les Sarmentelles Beaujeu, com degustações, concursos e desfile de tochas à meia-noite.

 3 - LAZER & DESCOBERTA

Se o Norte dos Alpes francês é a parte mais conhecida da região Rhône-Alpes, esta não é só uma região de montanhas. A variedade é a palavra que melhor a caracteriza.

Atravessando a área, encontrará um leque contrastado de paisagens e locais. São disso exemplo 13 das mais belas aldeias de França -  "Plus beau Village de France" - construídas em escarpas altivas, no fundo dos vales alpinos, rodeadas de campos de alfazema ou aninhadas no meio dos vinhedos, sem esquecer os numerosos castelos, abadias, mosteiros e jardins.

O homem vive nesta zona desde os tempos pré-históricos e o artesanato transmite-se de geração em geração, com destaque para a cerâmica de Dieulefit, os tamancos de Bressans ou os artigos em couro de Cerdon...

Pode ainda aventurar-se pelas rotas temáticas. Percorra a história na "Route Napoléon" que liga Grenoble à Provence ou maravilhe-se com a grandeza dos picos gelados, percorrendo os 700 km da estrada "Route des Grandes Alpes".

4 - ÁGUA E BEM-ESTAR

Rhône-Alpes é a região onde a água abunda e aparece de todas as formas possíveis. Glaciares, lagos e ribeiros "alimentam" numerosas fontes de água mineral e termal e dão vida a Spas e estabelecimentos termais.

A região conta com três grandes lagos: lago Léman,  maior reserva de água doce da Europa, é um verdadeiro mar interior oferecendo vários possibilidades de cruzeiros. Yvoire, Thonon ou  Evian são locais ideais para aproveitar da melhor forma possível do lago.

O Lago de Annecy é de fato o lago mais puro da Europa, mas é a sua localização no coração dos Alpes que o torna tão particular: águas azuis rodeadas por montanhas. Na costa Norte, encontra-se a deliciosa e encantadora cidade de Annecy.

O Lago do Bourget, maior e mais profundo lago de França, oferece uma grande diversidade de atividades: cruzeiros sobre o lago com jantar a bordo, pesca, desportos náuticos de todo o género sem falar dos magníficos lugares para visitar como Aix-les-Bains ou a Abadia de Hautecombe.

Por toda a região, aproveite para descansar e recuperar as energias num dos cerca de 150 Spas.

5 - ESPORTE & NATUREZA

Destino favorito dos esquiadores, Rhône-Alpes oferece vários desportos e atividades ao ar livre tanto em planície como em montanha.

Já recebeu três vezes os jogos Olímpicos de Inverno, e com mais de 160 estâncias de desportos de inverno, com três dos maiores domínios esquiáveis do mundo (Les 3 Vallées, Paradiski, Espace Killy).

Na primavera, verão e outono a oferta também é muito variada: trekking, vela, caminhada nos glaciares, mergulhos nos lagos (agua a 25ºC), golfe, ciclismo (a etapa mais desafiante da Volta à França), escalada, espeologia, VTT, kayak, Via Ferrata, alpinismo, rafting, desportos equestres, etc...

De 16 a 19 de Setembro, tem lugar o festival "La Coupe Icare". A dois passos de Grenoble acontece a maior manifestação de voo livre no mundo. Mais de 8000 malucos do céu desafiam as leis da gravidade de paraquedas, parapente, wingsuit, voo à vela e asa delta.

A região conta ainda com seis parques naturais regionais e dois parques nacionais.


Autor: Celso Mathias
Publicação vista 1779 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
Buenos Aires; estive aqui!
Buenos Aires; estive aqui!
Florença: eu estive aqui
Florença: eu estive aqui
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.