EUCLIDENSE PEDALA O MUNDO

sábado, 30 de outubro de 2010

O ciclista baiano Hilton Silva Lima, 37 anos, tem muito o que contar no livro que está escrevendo sobre suas andanças-impressões sobre lugares, pessoas, experiências e análises filosóficas sobre a vida na estrada. No entanto, algumas páginas serão reservadas para os contratempos como o que vive agora. Sem bicicleta, material fotográfico e dinheiro, levados num assalto em São Paulo, Lima - ou James Scott, pseudônimo que usa - está em Joinville tentando juntar dinheiro para seguir seu caminho.

EUCLIDENSE PEDALA O MUNDO



Nascido em Euclides da Cunha (BA), Hilton percorre o mundo de bicicleta com um objetivo específico: reunir material para um livro, cuja venda dos direitos autorais será empregada na reativação da Fundação James Scott (ex-Pai e Filho), criada pelo pai de Lima, morto há 15 anos, para dar assistência a crianças da área rural.

Formado em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Lima deu início às pedaladas internacionais há dez anos. Já visitou 34 países. Em suas andanças, se apaixonou por uma costarriquenha e acabou adotando o país dela como lar. Infelizmente, há três anos, a moça morreu num acidente de carro.

Na Costa Rica, virou representante da nação em competições de ciclismo. Em 1988, ganhou uma prova de resistência em Frankfurt (Alemanha), chamada Volta James Scott - daí o nome pelo qual passou a ser conhecido.

Mas o aventureiro Hilton Lima já passou por situações perigosas, mas nada tão difícil como o que enfrenta no momento. Tudo começou há alguns meses, quando foi a São Paulo e ao Rio de Janeiro procurar dois tios. Não os encontrou, e ainda perdeu quase tudo o que tinha. Perto da Estação da Luz, quatro assaltantes levaram a bicicleta de titânio, três câmeras e cerca de US$ 1.500,00 em dinheiro. Após um mês e meio buscando apoio, sem sucesso, junto a prefeitura e empresas, resolveu botar o pé na estrada, pedindo ajuda para a população.

A cada parada, como em Joinville, se instala em alguma calçada ou praça do centro, coloca cartazes e álbuns com fotos e reportagens em volta e espera a compreensão dos passantes. "Eu vou demorar para chegar a Costa Rica, mas é o único jeito. Sei que todos os dias vou seguir um pouquinho", diz otimista.

O plano de Lima é chegar a Assunção, no Paraguai, de onde, acredita, o caminho até a Costa Rica ficará mais fácil.

 


Autor: Rubens Herbst
Publicação vista 2233 vezes


Existe 9 comentários para esta publicação
domingo, 7/11/2010 por Aparecida Mendes / Praia do Forte Ba.
EUCLIDENSE PEDALA AO MUNDO
Parabéns Hilton Silva Lima!!! estamos torcendo muito por você; Os Euclidenses te agradecem. Deus te abençoe...
quarta-feira, 3/11/2010 por Genilda
longe é um lugar que não existe!
Va em frente amigo!!! que Jesus siga seu caminho Mas volta aqui pra rever os amigos ta?
segunda-feira, 1/11/2010 por Walber Abreu
Sonhos
É isso aí conterrâneo. Vá em frente com o seu sonho.Mostre a todos a raça e a fibra de quem nasceu nesse torrão. Grite alto a sua origem e se surpreenderá com o quanto de nós matutos euclidenses está espalhado por esse mundão de meu Deus. Viva o son
domingo, 31/10/2010 por Emanuela andrade Abreu
ROTEIRO DE VIAGEM
Sou Euclidense e no momento moro em Campo Grande - MS turismologa de formaçao, . Acredito que vc vindo para a fronteira fica melhor corumbá-bolivia em porto Suarez .procure os albergues de Santa Catarina e ongs, que he darao apoio.estamos as ordens.
domingo, 31/10/2010 por Emnuela Andrade Abreu
Que Deus lhe abençoe
Olá tudo bem? desejo a vc muita garra, entusiasmo, força, tende bom animo que chegaras ao teu foco principal..Deus esta contigo e ele é fiel.. que pessoas usadas pelo Senhor Jesus cruzem o seu caminho e os ajude e ampare.. oh torço mt por vc..
domingo, 31/10/2010 por Clovis Marley
Que Deus te dê forças.
nunca desista dos seus sonhos, pois é com ele que conseguimos vencer na vida.
domingo, 31/10/2010 por Eudamidas
parabens
muito bom ter hiltol para lavar o nome da cidade au mundo parabens''''''
domingo, 31/10/2010 por Valter Colares
Resgate
Importante o trabalho de resgate que essa revista vem fazendo. Tenho descoberto figuras inimagináveis oriundas dessa cidade. Seres que ultrapassaram fronteiras, que se superaram e nunca foram lembrados, reconhecidos enquanto triunfam falsos valores.
sábado, 30/10/2010 por David
Boa sorte
Boa sorte nesta empreitada Hilton. Vc é o cara. De espíri to aventureiro desde a adolescência. enfrentamos juntos várias situações perigosas. rsr.. Um abraço!!
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
O pulsante comércio de Euclides da Cunha e suas peculiaridades
O pulsante comércio de Euclides da Cunha e suas peculiaridades
O novo desafio do juiz Fábio Bastos
O novo desafio do juiz Fábio Bastos
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.