Istambul;eu estive aqui..

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A sua riquíssima história faz com que hoje, Istambul, que já se chamou Bizâncio e Constantinopla, nome ainda usado em alguns idiomas, seja uma cidade de contrastes. As mesquitas destoam com o crescente movimento típico de uma metrópole, assim como as mulheres com o corpo e o rosto envoltos em véus contrastam com jovens vestidas com roupas ocidentais. No entanto, para o turista ter uma maior noção geográfica do que visita, temos de dividir a cidade em quatro principais regiões.

Istambul;eu estive aqui..







São elas: região do Palácio do Sultão; Sultanhame, onde fica a basílica ...  Santa Sofia e a famosa Mesquita azul; Bairro dos Bazares, onde se situa o grande bazar da cidade; e Beyoglu, onde está Taksin, o setor mais moderno de Istambul. 





Um pouco confuso, bastante agitado e religioso, esse destino é um lugar cheio de revelações surpreendentes. Uma das mais curiosas é o fato da antiga Constantinopla ficar situada em dois continentes. Parte fica na Europa e outra na Ásia, sendo o estreito de Bósforo responsável por essa mesma divisão. Se for essa a sua vontade, quando visitar Istambul, pegue um barco e “dê um pulo” à Ásia: encontrará Uskudar, o principal bairro asiático da cidade. 

Saiba que Bizâncio, a atual Istambul, foi fundada pelos gregos no século VII a.C, tornou-se, com o nome Constantinopla (homenagem ao imperador Constantino), a capital cristã do Império Romano e manteve-se como sede do Império Bizantino até 1453, época em que foi conquistada pelos turcos. Constantinopla acabaria por ser rebatizada como Istambul, marcando, assim, mais um capítulo na história das civilizações. Em 1922, quando Atäturk (“pai” da Turquia) acabou com os privilégios dos sultões e trouxe a democracia ao país. Enfim, um novo mundo a ser descoberto por quem já não se satisfaz com os destinos mais convencionais 

 

Conselhos úteis: 

Onde ficar.










Os hotéis de quatro e cinco estrelas não são muito caros. O Aziyade custa 21 dólares, por noite e por pessoa, em quarto duplo. Dentro do mesmo esquema de estada, apresentamos mais um hotel com as mesmas estrelas, o President, onde você pagará 30 dólares. Se quiser caprichar, opte pelo Savoy, onde desembolsará 225 dólares. Saiba que todos eles ficam praticamente no centro de Istambul. 

Outras informações: 

Os táxis são baratos e cobram pelo taxímetro. Você poderá conhecer a cidade a pé, mas compre um bom mapa e esteja atento, uma vez que Istambul é um labirinto de ruas estreitas, palácios, mesquitas e bazares: bem-vindos a Istambul. Mergulhe na história da cidade que já foi a capital cristã do Império Romano. Estas são algumas das imagens mais comuns que você encontrará na sua viagem a esta cidade da Turquia













Autor: Celso Mathias
Publicação vista 1434 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
Buenos Aires; estive aqui!
Buenos Aires; estive aqui!
Florença: eu estive aqui
Florença: eu estive aqui
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.